De tudo o que se tem ouvido

21-11-2010 16:07


"De tudo o que se tem ouvido, o fim é; Teme a Deus e guarda os Seus mandamentos. Este é o dever de todo homem." (Ec 12;13)

Interessante observarmos o que a Bíblia nos ensina, nos adverte. Se lermos a Palavra de Deus com o coração, e não com os olhos, vamos notar que o Criador tem sempre algo para nos dizer. Vamos analisar este versículo de Eclesiástes:

“De tudo o que se tem ouvido....”

Notemos uma coisa importante, se temos ouvido algo é porque com certeza alguém emitiu algum tipo de som, no caso deste contexto, alguém tem nos falado alguma coisa. Podemos, com toda a certeza, afirmar que o nosso Senhor tem falado ao seu povo durante todo o tempo, seja através da sua própria Palavra, seja através de testemunhos, seja através de louvores, não importa, o que realmente importa é que Deus tem falado com o seu povo! Aleluia! E devemos dar ouvidos a Sua Palavra sabe porque? “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” ( Hb 4:12 ). Entendemos, então, que a Palavra de Deus é viva, nós não podemos ouvir uma coisa que já não existe mais! Mas esta Palavra, a qual tem levado muitos a salvação, tem vida e, com isso, devemos ouvi-la de todo o coração. É penetrante. Algumas pessoas não entendem o porquê da Palavra de Deus, não conseguem parar para pensar como as Escrituras Sagradas podem vir a salvar as suas almas, não compreendem o significado do sacrifício vicário de Cristo na cruz do calvário. Estão com os seus corações endurecidos, seus olhos fechados, mas ela, a Palavra de Deus, penetra nestas pessoas porque ela é mais cortante do que qualquer tipo de espada, de faca, de estilete que se possa imaginar e penetra até aonde ninguém nunca imaginaria ser atingido e ela, ainda, conhece os pensamentos e intenções do coração. Ela nos conhece e sabe do que nós precisamos, sabe quais são as nossas necessidades. Devemos dar crédito e crer que, o que temos ouvido, realmente tem poder, a Palavra de Deus tem poder!

“..., o fim é;....”

Sabemos que o que temos ouvido em nossas Igrejas é, verdadeiramente, Deus falando conosco a todo momento, e não notamos que tudo tem uma finalidade, um propósito, Deus tem um plano para nós, o seu povo, a saber: “o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.” ( 1Tm 2:4). Deus deseja que todos nós sejamos salvos, e assim que nós, conquistássemos a salvação mediante a fé em Jesus Cristo ( a fé vem por ouvir e ouvir a Palavra de Deus ), Ele, o Criador, quer que cheguemos ao pleno conhecimento da verdade, para que comecemos a entender porque que nós fomos escolhidos, porque que nós fomos retirados do lamaçal escorregadio do pecado. A partir de então, começamos a compreender tudo àquilo que nos fora proposto, ou entregue, mediante o sacrifício de Jesus. “Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus” ( Ef 2;1-6 ).

“...Teme a Deus e guarda os Seus mandamentos....”

A Bíblia nos fala que: “ O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; têm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre.” ( Sl 111:10 ). Se nós temermos ao Senhor nosso Deus seremos como sábios e, se guardarmos os Seus estatutos e os cumprirmos, a Sua Glória e Louvor durarão para sempre nos nossos corações! Temos que ter em mente que somos os seus servos, e como servos, devemos sempre obedecer a sua Palavra, a sua ordem, devemos nos colocar nesta posição para que Deus continue a nos abençoar, para que jamais nos apartemos do seu grande e eterno amor. “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo; como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,” ( Ef 1:3-5 ).

“...Este é o dever de todo o homem....”

Deus nos exorta a continuar ouvindo a Sua Palavra, a termos temor pelo seu nome, a guardar os seus mandamentos, e nos dá uma ordem final: É o nosso dever fazer todas estas coisas para que possamos alcançar a perfeição: “até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo.” (Ef 4:13).

Entreguemos as nossas vidas ao Senhorio de Cristo, deixemo-nos administrar as nossas vidas, não nos preocupemos com o que poderá nos atingir, pois somos mais que vencedores em Cristo Jesus!

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.